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MONITORIZAÇÃO INDUSTRIAL

Alert

Software de gestão de alarmes

Alert
Imagem de fundo
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  • O que é o Alert?
    O Alert é um software de gestão de alarmes para quando é necessária a pessoa certa, no momento certo, no lugar certo, com a informação exacta.
    Ao ser accionado um alarme, o operador é imediatamente avisado, para que tome conta da situação. Este aviso poderá ser feito através de uma mensagem SMS, uma chamada de voz ou email, etc, onde irá a informação necessária, quanto ao problema e à sua localização.

    Esta informação também fica disponível através da interface gráfica do software, onde se poderão acrescentar os relatórios de intervenção (pós alarme), visualizar a localização dos alarmes e o seu histórico.

    De fácil implementação, com uma configuração e uso intuitivo, é uma solução aberta às suas aplicações, ou seja, o Alert pode interagir com aplicações SCADA, ou outras aplicações, através da interface Alert API.
  • Gestão de alarmes, para quando é necessário a pessoa certa, no momento certo, no lugar certo e com a informação certa
  • Principais Características
    • Aumenta a segurança das suas instalações: O Alert está constantemente interligado com a instalação fabril, reagindo aos alarmes e falhas no sistema, avisando imediatamente os operadores. Ao avisar os operadores, previne que uma máquina deixe de funcionar por completo, ou haja uma paragem de uma ou mais máquinas, o que traria custos elevados, ou poderia colocar em perigo de vida os operadores.

    • Permite às equipas serem mais reactivas: O software reage rapidamente aos alarmes e falhas encontradas nas suas instalações. Escolhe os operadores a serem alertados, de acordo com o problema encontrado, avisa-os imediatamente (estejam onde estiverem) e dá-lhes a informação necessária sobre o ocorrido.

    • Aumenta a mobilidade dos operadores: O Alert avisa o operador em causa acerca do alarme ou falha detetados, quer ele esteja ou não na fábrica. Isto permite que os operadores possam estar noutro sitio, sem que isso ponha em causa a segurança de certas partes da fábrica. Caso a fábrica trabalhe 24 sob 24 horas e 7 sob 7 dias por semana, permite uma redução de pessoal, a trabalhar em fábrica, no caso de acontecer algo, permitindo também uma melhor gestão dos seus recursos humanos.

    • Garante que será sempre notificado: Quando um operador recebe uma mensagem de alarme, este terá que confirmar a sua recepção. Para o fazer, poderá fazê-lo através de uma chamada de voz, enviando um sms, etc. Caso esta confirmação de recepção, não seja recebida pelo Alert, num certo período de tempo, este envia uma nova mensagem para o mesmo operador. Caso este volte a não confirmar a recepção, o Alert envia para outro operador ou conjunto de outros operadores, e assim por diante (seguindo uma hierarquia pré-estabelecida), até que receba uma confirmação que alguém recebeu a mensagem e tratará do alarme.

    • Garante um total rastreio da informação: O Alert grava todos os eventos de alarmes ou falhas das instalações em causa. Grava também todas as reacções dos operadores, permitindo fazer uma posterior análise a uma série de eventos organizados cronologicamente, tais como: períodos de paragem total da fábrica, períodos que uma certa máquina um conjunto de máquinas estiveram paradas, etc.

    • Uma solução de operação imediata: De fácil implementação, sem ser necessária programação. De configuração e uso intuitivos.
  • Funcionalidades
    • Ler alarmes de diferentes fontes: O Alert é capaz de tratar de alarmes vindos de fontes como: Software de supervisão SCADA, via DDE, OPC ou o módulo dedicado Mediator; PLCs através de um servidor de comunicação; Entradas e Saídas Analógicas e Digitais; Telefone, Email, SMS, etc.

    • Interface de Programação (API): Os alarmes podem ser criados dinamicamente, activados, desactivados e reconhecidos por uma aplicação exterior, através do Alert API. Esta interface propõe muitas funções para controlar o comportamento do software. Novas funções genéricas dão acesso a quase a todas as configurações da informação do Alert.

    • Alarm History: Todos os alarmes são gravados no Alarm History indicando para cada alarme: a hora do alarme, o nome do operador que recebeu e confirmou recepção do mesmo, o que o operador fez e quanto tempo demorou a intervenção. Esta informação pode ser exportada para bases de dados externas, no sentido de se poder aumentar as capacidades estatísticas.

    • Redundância: O Alert pode ser instalado em duas máquinas, na rede. Se o modo de redundância estiver activo, cada Alert supervisiona a sua aplicação local. As duas máquinas supervisionam-se uma à outra, fazendo com que, uma falhando, a outra assume total controlo da aplicação, sendo gerado um alarme de falha de uma das máquinas.

    • Controlo Visual dos Alarmes: Por descrição geográfica, organizando a informação por localização geográfica das instalações (no caso de haver várias instalações espalhadas por território nacional ou estrangeiro). Por visualização da localização dentro das instalações (as quais podem ser desenhadas com o pacote Alert Vision), pode-se ver a localização exacta onde foi accionado o alarme. Esta última funcionalidade é particularmente interessante, no caso de não ter uma solução SCADA implementada.

    • Gestão personalizada dos alarmes: Pode-se organizar os operadores, a serem avisados pelo Alert, com base em vários critérios como por exemplo: função do operador, horário (nocturno, diurno, ...), grupos ou equipas (manutenção, electricidade, mecânica, incêndio) ou estado (em reunião, em manutenção, ...). Isto permite uma melhor gestão da(s) pessoa(s) certa(s) a ser(em) avisada(s), aquando do accionamento de um alarme.

    • Servidor de Voz Integrado: Através de uma chamada telefónica é possível ouvir a descrição dos alarmes, enviar a informação de reconhecimento de um alarme, ou gravar um relatório de intervenção. Pode-se gravar mensagens pré-definidas, para certas ocasiões de alarme, ou usar a função de voz sintetizada (Text to Speech).
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